Quando eu escrevi a resenha sobre o creme de hidratação com Óleo de Argan da Embelleze, mencionei o assunto Banho de Brilho. Essa técnica é antiga, mas funciona muito bem. O banho de brilho nada mais é do que uma hidratação com pigmentos, cuja função é dar um "up" na cor do cabelo, bem como tratá-los. O resultado é um cabelo com mais cor e brilho.
Essa técnica é perfeita para fazer entre as sessões de pintura capilar (cerca de duas a três semanas após a pintura com água oxigenada e amônia) e também para pessoas que não pintam o cabelo, porque o pigmento sairá com as lavagens. Sabe aquela mudança de tom que vemos com o cabelo na luz? É esse o efeito. Para fazer em casa é muito simples, mas alguns cuidados devem ser tomados. O mais importante é saber escolher os produtos adequados.
Deve ter atenção ao escolher o tom certo para fazer Banho de Brilho
Materiais necessários:
1. Kit de "brebotes" para fazer hidratação/pintura em casa.
É fundamental ter em casa um kit básico para hidratação - 1. tigela plástica, 2 pincel, 3 clips predendores de cabelo, 4. touca plástica de banho, 5. touca metalizada, 6. luvas de vinil, 7. capa protetora. Esses itens são facilmente encontrados em lojas de cabeleireiros e custam pouco.
Preço médio para montagem do kit: R$ 13,00
2. Creme/máscara de hidratação capilar que não contenha corante.
Tem que ser creme branco, pois o pigmento do produto pode afetar o resultado.
3. Tonalizante em pó para cabelos. O pulo do gato dessa técnica é escolher o tom mais próximo da cor do seu cabelo. Na primeira aplicação é prudente usar um tom mais claro. Uma vez dominada a técnica, é possível ousar nas nuances escolhendo tons mais marcantes - vermelhos, acobreados, marrons etc. Infelizmente, a única limitação é para cabelos muito loiros. Os tonalizantes em pó não têm efeito clareador. Uma alternativa é o uso de hena incolor, mas há pessoas que têm problemas com hena e o cabelo fica "duro". Portanto, o banho de brilho é indicado para cabelos castanhos (todas as variantes), ruivos e pretos. No mercado cosmético há diversas marcas que oferecem produtos com essa finalidade. Eis algumas delas: Natural Color (Vita-A), Nossacor (Aroma do Campo), Natucor (Embelleze), ColorChic (Niely), Aney (Márcia Cosméticos).
Marcas de tonalizantes em pós - a base de água e pigmentos naturais
Os tonalizantes em pó não contêm água oxigenada ou amônia e não há penetração profunda de pigmentos nos fios. Elas são misturadas em água e a média de duração é de 20 lavagens (para tons acima de 4.0). Tons da família da cor perta 1.0 possuem fixação permanente (Não de deve usar Bigen para fazer Banho de Brilho, pois o produto tem alto poder de fixação de cor. Só é indicado para quem pinta o cabelo de preto).
Os frascos de tonalizantes são pequenos. Em cabelos volumosos e compridos deve-se usar pelo menos duas unidades.
4. Xampu antiresíduos (se o pó tonalizante vier com produto pré lavagem pode-se lavar o cabelo com o sachê e dispensar o xampu antiresíduos).
Modo de fazer:
1. Lavar o cabelo com xampu antiresíduos. Isso fará com que as cutículas do cabelo fiquem mais abertas para receber a hidratação com tonalização.
2. Na tigela plástica misture de duas a três colheres de sopa do creme de hidratação (conforme tamanho do seu cabelo) com o a coloração tonalizante em pó. Misture bem com o pincel até que o creme fique homogêneo.
3. Coloque as luvas, roupa velha ou capa plástica para evitar manchas na pele e aplique imediatamente a mistura no cabelo. Use o pincel para facilitar a aplicação (camada generosa da mistura). Também é válido passar uma camada grossa de hidratante no rosto e orelhas.
4. Use os clips para prender o cabelo e cubra-o com a touca plástica. Coloque por cima a touca metalizada (o calor potencializa a hidratação).
4. Tempo de pausa de 30 minutos.
5. Enxaguar o cabelo com água fria ou morna. Geralmente os tonalizantes vêm com sachê de finalização. Pode usá-lo sem problemas.
O resultado será um cabelo hidratado e um reforço na cor. Eu gosto de usar nuances a partir da escala 4.5 a 6.7. A última que fiz foi com a cor 6.7 - Chocolate (Natural Color da Vita-A). Meu cabelo ficou com reflexos marrons e com mais brilho de coloração (adoro o efeito, pois não pinto o cabelo).
Os tonalizantes em pó, quando misturados com cremes de hidratação, ficam muito mais suaves e sua pigmentação torna-se mais fraca que se misturada com água. Por essa razão a técnica funciona bem para quem já faz uso de tinturas, porque revitaliza a cor. Para quem já tem fios brancos, deve-se primeiro fazer a tintura convencional para em seguinda fazer o banho de brilho.
NAC: 0800 724 02 05
SER : 4003 2667 (RJ) / 0800 881 2667 (demais localidades)
Márcia Cosméticos
SAC: 0800 021 3349
SAC: 0800 021 3349
NAC: 0800 701 6222
Santa Clara (utensílios para hidratação/pintura - "brebotes")
SAC: (11) 2914-3321
fale@santaclara.ind.br
Santa Clara (utensílios para hidratação/pintura - "brebotes")
SAC: (11) 2914-3321
fale@santaclara.ind.br
Beijocas mil e até o próximo post!