14 março 2012

Você sabe se seu óculos de sol é 100% UV?

Salve, gente amiga!

Quando o assunto é óculos de sol sempre pensamos em beleza, conforto,  marca, qualidade, mas será que é possível saber esse acessório tão importante de fato oferece proteção UV?  Mais do que ficar com "cara de rica", proteção efetiva é fundamental! O post de hoje é para mostrar algumas orientações  sobre como verficar se seu óculo de sol tem 100% UV.


Existe um equipamento chamado lensômetro que tem a função de verificar as lentes de um óculos. Nesse aparelho é medido o grau, eixo e também o índice de proteção UV. O índice ideal é que no teste as lentes apresentem como resultado UV 100. 

Lensômetro Digital CLE-70
Fabricante  Essilor Solutions
O lensômetro geralmente é um equipamento que faz parte do labóratório da ótica. Por isso, antes de fazer a compra de seu óculos pergunte ao vendedor que a loja possui o equipamento para a realização do teste. Alguns modelos de lensômetro possuem impressora para emissão do resultado da verificação dos óculos. O comprovante é semelhante aos recibos emitidos pelas máquinas de cartões de crédito. O resultado desse teste é a garantia de que seu óculos de sol irá proteger os seus olhos.
Recentemente visitei a ótica em que sou cliente e perguntei se o laborátorio tinha lensômento. A resposta foi positiva e eu solicitei o teste. Não foi cobrado absolutamente nada para essa verificação. Confira o resultado:


Data do teste: 06/03/2012
[D]: lente olho direito (informações sobre o grau da lente)
UV: 100
[E]: lente olho esquerdo (informações sobre o grau da lente)
UV: 100

* As minhas lentes sempre precisam ser fabricadas sob encomenda por causa da necessidade de correção de grau.

ESSILOR CLE070 (modelo do equipamento) - O CLE-70 é uma completa opção que, além de detectar dioptrias de forma automática, conta com recursos exclusivos, como conferir DNP em óculos já montados e medir a transmissão de raios UV em lentes.

A informação "UV 100" indica que as lentes do meu óculos de sol oferece a proteção máxima contra a radiação UVA e UVB.

Dicas importantes:

  • Ao comprar seu óculos de sol solicite sempre o teste para verificação da proteção UV das lentes. Se a loja não possuir o equipamento, é melhor procurar outra ótica.
  • Lentes de qualidade possuem certificado de garantia. A loja revendedora tem obrigação de fornecer o certificado, devidamente preenchido, assinado e carimbado.  
  • Lentes muito escuras não significam que elas ofereçam proteção segura. Lentes demasiadamente escuras estimulam a dilatação das pupilas, permitindo a maior exposição solar no tecido ocular.(As melhores lentes são aquela que possuem um leve degradê de tom - mais claro na base da lente e mais escura no topo. Essa característica permite o melhor ajuste da visão em diversas situações).
  • Jamais compre óculos de sol sem procedência ou garantia. Isso pode oferecer riscos à sua saúde. 
  • Quem precisa de lentes corretivas jamais compre óculos de sol sem ser em uma ótica especializada. As lentes de grau para óculos de sol são feitas sob encomenda. Não adianta comprar o óculos de sol mais lindo do mundo sem a devida avaliação técnica para saber se será possível construir as lentes. (Já perdi dinheiro ao comprar um óculos de sol maravilhoso e ao enviá-lo ao laboratório, ser constatado que a curvatura da armação não permitia a fabricação da lente com grau. )
  • Pessoas que usam óculos de grau devem usar lentes fotosensíveis ou sempre fazer a troca para o óculos de sol em ambientes abertos. 
  • Óculos de sol devem ser usados o ano todo, não apenas na temporada de primavera/verão.
  • Em dias com níveis críticos de radiação UV, use chapéu ou boné para aumentar sua proteção. Esse acessórios funcionam como refletores de radiação. (horários críticos entre 11 e 15 horas)


Para encerrar fiz um tutorial sobre o site CPTEC-INPE para que você consulte diariamente a previsão do tempo, qualidade do ar e índice UV. Confira:



.
É isso! Espero que o post tenha sido útil. 

Beijocas mil e inté mais!



bagikan