06 maio 2012

Testei amostra Tegum Emulsão com Óleo de Andiroba

Olá, meninas!

Sempre que tenho a oportunidade de testar um produto novo no mercado cosmético, assumo o compromisso de manifestar minha opinião no SAC do respectivo fabricante. Recentemente, no Facebook foi realizada uma campanha de divulgação do produto chamado Tegum Emulsão com Óleo de Andiroba. Achei a proposta interessante e resolvi solicitar o sachê de amostra grátis. Neste post contarei para vocês minha experiência com o produto.

Apresentação frasco com tampa
flip top. 100 gramas.

De acordo com o fabricante, Tegum é uma emulsão à base de óleo de andiroba que alimenta a pele respeitando a natureza do tecido epitelial. Ele atua em locais específicos que exigem cuidados especiais que vão além da beleza. O Tegum repõe proteínas e vitaminas, que combinadas com a ação antiinflamatória do óleo de andiroba, ajuda a combater problemas da pele, restaurando sua textura e brilho naturais. O produto é indicado para o tratamento de rachaduras (frequentes na região do calcanhar), queimaduras de sol e ressecamentos (casos como pernas e cotovelos). Sua excelente absorção e o seu cheiro característico são resultados da presença de óleos vegetais e componentes, como o Óleo de Andiroba, que alimentam a pele de uma forma natural.

VANTAGENS:
  • Contém proteína que é um importante elemento de estruturação do tecido epitelial
  • Contém vitaminas antioxidantes que agem contra os radicais livres
  • Contém adicionalmente Óleo de Andiroba com propriedade antiinflamatória
  • Ingredientes biocompatíveis com a pele

BENEFÍCIOS:
  • Os elementos nutricionais ajudam a manter a pele saudável
  • As vitaminas antioxidantes ajudam a proteger a pele das agressões do meio
  • A ação antiinflamatória do Óleo de Andiroba ajuda a manter a pele em seu estado normal
  • Hidrata e amacia a pele, preservando o brilho e aparência uniforme

Modo de aplicação: Experimente aplicar Tegum de 3 a 5 vezes ao dia nas regiões mais afetadas e sinta a diferença em pouco tempo de uso. Recomendado o uso para todos os tipos de pele.
  • Aplicar uma fina camada da emulsão sobre a pele.
  • Massagear suavemente até a completa absorção do produto.
  • Aplicar até cinco vezes ao dia.
  • Não é necessário o enxágue.

Minha avaliação: Recebi a amostra em menos de 30 dias após a solicitação do pedido. A empresa teve todo o cuidado de enviar uma carta explicando a campanha de divulgação (envelope e carta em papel reciclado!) e um folder  de altíssima qualidade, inclusive com imagens com efeito 3D. 
Fiquei muito bem impressionada com esses detalhes para a apresentação do produto aos novos consumidores. O sachê que recebi foi de 5 gramas, o que considero suficiente para a realização de três a cinco aplicações em áreas específicas (calcanhares e cotovelos).

 Minha amostra de Tegum

Neste folder há efeito 3D nas áreas lesionadas (pés, queimadura solar e cotovelos)

Desde o primeiro contato com a emulsão senti um profundo desconforto com o cheiro. Ele é simplesmente insuportável, tanto que nem sei descrever para vocês essa experiência olfativa. Nem mesmo lavando as mãos ou área aplicada a fragrância sai com facilidade. A textura também é muito grossa e não há absorção total em função da alta concentração de óleo de andiroba. Não  recomendo usá-lo nos pés e depois calçar sapatos. Nessa área, o melhor seria aplicá-lo à noite, antes de se deitar.
 É comum que óleos terapêuticos em alto grau de pureza tenham odor característico. Um bom exemplo é o óleo de rosa mosqueta, cujas propriedades cicatrizantes são devidamente reconhecidas cientificamente. No entanto, o cheiro desse óleo é muito ruim (lembra odor de óleo velho de fritura).
Pedi para meu marido testar o produto e ele também teve a mesma resposta sensorial, inclusive sentindo ânsia de vômito (tudo bem que ele é extremamente sensível com cheiros). Após a incômoda experiência ele disse: "se você usar isso novamente, será motivo justo para divórcio!". Nossa amiga Marisa também solicitou amostra e eu conversei com ela por email para saber a sua opinião, que para minha surpresa foi exatamente a mesma.

Diante da impossibilidade de continuar fazendo uso do produto, resolvi escrever para o SAC TEGUM e manifestar minha avaliaçao. Afinal, é muito importante para a empresa que se propõe a fazer camanha de distribuição ouvir a opinião dos seus consumidores.

Segue abaixo o meu email e a resposta oficial da empresa:

Nome: Vanessa Sial
Data: 30/04/12

Mensagem: A/C SAC Tegum

Participei da campanha para solicitação de amostra da loção Tegum e recebi o produto em minha casa. Muito cuidadoso da parte da empresa em enviar carta em papel  reciclado e  folder explicativo com imagens 3D.
Infelizmente não fiquei satisfeita com o produto. Achei o aroma insuportável, ao ponto se nao conseguir tolerar nem o uso nos pés. Mesmo lavando as mãoos várias vezes, o cheiro ruim ainda permanece na pele por muitas horas.
Sei que o produto tem propriedades naturais, com alta concentração do óleo de andiroba, mas é preciso rever o processo de extraçãoo do óleo e encontrar meios téccnicos para neutralização dos odores.
Esse mesmo problema acontece com o óleo de rosa mosqueta. Suas propriedades são reconhecidamente benéficas, mas o cheiro também é muito ruim.

Agradeço pela atenção e espero que essa minha insatisfação seja apenas um caso isolado.
Faço votos pelo sucesso do produto.

Com os melhores cumprimentos.

Vanessa Sial
| Blog Bela Domus |
http://beladomus.blogspot.com.br
Twitter: @beladomus

 ---------------------------------------------------------------------------------------------
On Tue, 01 May 2012 11:10:01 -0300, Rogério Boone wrote:

    Oi Silvia,

    Por favor, responda este e-mail.
    Achei muito legal a forma e o carinho que essa pessoa se expressou.
    Obrigado.
  

    Rogério Boone
    Gerente Comercial
    (21) 3178.0080
    (21) 8669.0069

---------------------------------------------------------------------------------------------

Em 02/05/2012, às 10:28, silvia.teixeira@tegum.com.br escreveu:

 Cara Vanessa,

Bom dia! Obrigada pelo seu e-mail.

Como criadora do Tegum, eu posso dizer o quanto esse creme é diferente de todos os outros que você já utilizou. É por isto que ele tem um cheiro diferente. Quando um cosmetólogo consegue produzir um creme sem cheiro, ele certamente utilizou matérias-primas sintéticas ou semi-sintéticas com pouco ou nenhum valor nutritivo para o tecido cutâneo. Quando se aplica sobre a pele produtos a base de vaselinas e silicones (considerados substitutos dos óleos vegetais e das ceras vegetais e animais) ou quaisquer ingredientes que forneçam consistência e espalhabilidade ao produto (como géis) SEM ACRESCENTAR CHEIRO, não somente se deixa a pele sem a nutrição diária para a sua boa saúde como também se corre o risco de impedir a sua respiração (oxigênio é um elemento crucial para o bom funcionamento da pele).

A indústria cosmética viciou os consumidores com produto sem cheiro a tal ponto que eles - os cosméticos - já não fazem mais efeito. É importante entender que foi daí que surgiu a idéia de que cosmético é PURO EFEITO SENSORIAL, isto é, só produz sensação de hidratação e maciez quando o produto está aderido (e não absorvido) sobre a pele. Ao lavá-lo com água e sabão, perde-se o EFEITO SENSORIAL, isto é, perde-se a sensação de hidratação e maciez. O fato dos cosméticos modernos não serem absorvidos e não produzirem efeito verdadeiros na pele se deve justamente à presença de componentes sem cheiro, isto é, sintéticos ou semi-sintéticos. Desta forma, para se ganhar mercado, os cosméticos modernos apostam em peso na fragrância. Então, os consumidores, esquecidos da necessidade de alimentar a pele, buscam um 'creme-perfume' e não verdadeiras propriedades anti-inflamatórias e nutritivas para a pele.
O Tegum foi idealizado como um produto a base de ELEVADAS CONCENTRAÇÕES de ingredientes naturais com o intuito de ajudar a prevenir inflamações de diversas causas, além de nutrir e hidratar VERDADEIRAMENTE. E o produto cumpre com essas promessas justamente pelo fato dos ingredientes serem naturais! A pele só absorve bem o Tegum por causa dos ingredientes naturais que há nele. E é impossível separar cheiro de alimento. Todo alimento tem cheiro, e, se não tiver, não tem valor nutritivo (é o que acontece com os 'snacks' artificiais).

 Existe uma linha cosmética em andamento para lançamento futuro baseado no mesmo conceito. Saiba que eu irei considerar a sua colocação e buscar adequar as concentrações dos ingredientes naturais na nova linha. Já que esta linha terá um perfil mais cosmético e menos medicinal natural (como é o caso do Tegum), eu acredito que isto não será difícil de resolver.

Espero que com essa explicação você tenha um novo olhar sobre o Tegum, nos dando o prazer de ser mais uma pessoa a compreender um novo e saudável conceito em cosméticos que está chegando ao mercado... e está chegando para ficar!
Eu e a minha equipe sempre estaremos à sua disposição para quaisquer dúvidas, sugestões e novas críticas.

Atenciosamente,
Silvia Torres Teixeira
Farmacêutica, MS
Pesquisadora Titular 
Diretora Técnica
---------------------------------------------------------------------------------------------

 Conclusões: Não posso atestar a ação terapêutica do Tegum, pois não cheguei a usar um período prologando para testes. Gostaria de ler depoimentos de portadores de psoríase por exempo (cuja doença autoimune provoca ressecamento característico na pele, em especial nos joelhos e cotovelos, tiveram sucesso com o tratamento), assim como pessoas com problemas graves de queimaduras ou rachaduras nos pés. Para uso cosmético não tive a menor motivação para comprar o produto, pois além do cheiro insuportável, o preço não é barato - R$ 49,90 + despesas de frete (frasco de 100 gramas).


Sinceramente, acredito que o produto seja de qualidade, com altíssima concentração de óleo de andiroba, com excelentes propriedades terapêuticas, mas eu só usaria esse produto exclusivamente para fins terapêuticos (para tratar alguma dermatite grave e que não houvesse outra opção de tratamento).

Fiquei muito satisfeita com a postura da empresa em solicitar que a resposta fosse emitida pela pesquisadora responsável; considero justos seus argumentos, mas como consumidora julgo que o produto é insuportável de usar. Espero que essa minha opinião seja apenas um evento isolado e que o produto possa ajudar no tratamento de doenças de pele.

Tel: (21) 3178-0080
Email: contato@tegum.com.br


É isso, minhas queridas. Fico triste quando a resenha não é sobre um produto que testei e adorei. Mas é sempre importante compartilharmos experiências ruins também.

Beijocas mil e inté mais!

bagikan