22 setembro 2012

Visita da leitora: Expoflora 2012 / Holambra-SP

Salve, meninas!

Hoje, 22 de setembro às 11h49 entramos oficialmente na primeira! E para festeja em grande estilo,  nossa querida amiga Milena Salvini esteve na edição 2012 da Expoflora, em Holambra-SP. Ela nos presenteia com imagens muito especiais. Aproveitem com muito carinho. Afinal, a beleza está em delicados encantos! 



Olá, minha gente querida!!!

Vim compartilhar com vocês o passeio que fiz a Holambra (interior de SP) com mamy e vovö à Expoflora! Holambra é uma Estância Turística localizada a 140 km da capital do Estado de São Paulo, teve sua origem com o processo de imigração holandesa ocorrido logo após o término da II Guerra Mundial. Com território holandês totalmente devastado a geração do pós-guerra sentiu a necessidade da buscar uma nova vida e novas esperanças. Patrocinados pela Liga de Agricultores Católicos, entidade responsável pela negociação como Governo Brasileiro, em julho de 1948 se concretizava o sonho de uma nova vida para um grupo de Holandeses.
Réplica da arquitetura holandesa

1949 - As primeiras famílias chegam a então Fazenda Ribeirão, local onde mais tarde seria criado o município. Um começo de dificuldades foi decisivo para que os imigrantes se sentissem cada vez mais unidos na preservação de suas convicções e tradições. O nome HOLAMBRA - nasceu da junção das palavras HOLanda, AMérica e BRAsil. Esta justa homenagem traduz o sentimento de gratidão dos primeiros holandeses prestam aos brasileiros que muito contribuíram para realização de um sonho.

Crianças em trajes típicos


1957 - Introdução dos primeiros bulbos de flores dando inicio ao que seria o maior centro produtivo de flores e plantas, responsável por 40% do abastecimento do mercado nacional.

As flores são a marca de Holambra

1981 - Acontece a 1ª EXPOFLORA

1991 - Criação do Município de Holambra

1998 - Elevação à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo

2006 - 25 anos da Expoflora

A tulipa é o símbolo da cidade. (Tulipo, mascote da feira)

2011 – 30 anos da Expoflora
 
O objetivo principal da Expoflora é o resgate de aspectos culturais e sociais da Comunidade de Holambra, além da divulgação do trabalho desenvolvido pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades rurais no município. Em sua primeira edição atraiu mais de 12.000 pessoas em um único final de semana. Com o passar dos anos, a Expoflora se transformou na maior manifestação cultural da imigração Holandesa e na maior festa de flores e plantas da América Latina.

Toda Comunidade está envolvida, direta ou indiretamente no evento que projetou nacionalmente a cidade de Holambra e de forma decisiva contribuiu com a elevação do município à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo. O principal objetivo da Expoflora nos dia de hoje, continua sendo a divulgação da Cultura Holandesa nas mais variadas formas, através das danças típicas, da culinária, do artesanato holandês, da música entre outras.

Ë um passeio para a família toda se divertir!!! O ingresso custa R$ 30,00. É A seguir seguem as fotos do passeio e o que eu achei mais interessante de lá.... é muita coisa!! Vale a pena ir cedinho e ficar até o final do dia... e encerrar o passeio com a emocionante chuva de pétalas!!!

 Eu no Jardim dos Apaixonados
 
 
Orquídeas!! Simplesmente as flores mais belas que eu conheço!!! 
Tenho muita admiração por elas, por suas cores e desenhos.... 
 
Orquídea Azul foi destaque da Expoflora 2011
Coloração artificial. Mas muuuuito linda!

  Cerca de 40 paisagistas criaram 20 ambientes na mostra de paisagismo e jardinagem Minha Casa Meu Jardim, uma das atrações da Expoflora. Na maior parte dos ambientes os jardins são multiuso e seguem a proposta da organização de mostrar que os jardins não são espaços apenas de contemplação, mas um lugar vivo que precisa de cuidados e de muita atenção, pois podem contribuir para melhorar a nossa qualidade de vida.
O objetivo é também apresentar produtos e serviços disponíveis no mercado brasileiro para a boa prática da jardinagem. “A proposta é que o jardim deixe de ser um quadro apenas admirado para tornar-se um ambiente de interação entre as pessoas e a natureza. Quando bem cuidado, o jardim retribui com flores, lindas plantas e saborosos frutos, tornando-se uma área de estar para relaxar, estudar, pintar, ouvir música ou, simplesmente, curtir a natureza”




A seguir, meus destaques favoritos:
 
Olha o simples musgo tornando-se um lindo arranjo!! 
Até comprei um!!!

Outro destaque foram as Callas! Fiquei maravilhada com essas flores 
que lembram bem o lírio e Antúrio....
Na feira estavam tinha os bulbos à venda para o cultivo... comprei um também .... 
não tenho a menor noção de como cuidar de uma planta... vamos ver q bicho vira né....



 Esse jardim é a minha cara.... pra quem nunca lembra de regar sua plantinha... fica a dica: Tenha um jardim de cactos!!!!! Eu amo a Chamaerops humilis.. parece uma rosa verde..... fácil de cuidar...


 
Olha essa dica que legal: Reciclagem + praticidade = uma mini horta vertical dentro de casa!!

Os nichos são de embalagens tetra pack

Amei essa ideia e vou praticá-la! Afinal... 
Quem não gosta de manjericão fresquinho??? 
Eu amooooo!!!

 

Exposição de Arranjos Florais – Em ambiente climatizado, cerca de 250 mil hastes de flores e plantas são utilizadas na exposição de arranjos florais para emocionar e encantar a todos os visitantes. 
 
Queria casar de novo!! Kkk...
 

 
Tenda dos amores.... nos trouxe toda decoração em vermelho paixão, cores quentes!
 
Várias sugestões de vasinhos para decorarmos nossa casa
 

 


Flores e poesia: tudo de bom!


A Expoflora ainda contém as seguintes atrações: 

 Danças Típicas Holandesas – Diariamente, 300 bailarinos, entre 9 e 18 anos de idade,  apresentam-se a partir das 14 horas em um dos 3 palcos da Expoflora. Os ritmos e histórias do folclore holandês são apresentados com a graça e desenvoltura pela juventude holambrense.

Passeio Turístico – Conheça a história, a arquitetura e os famosos campos de flores dessa antiga colônia holandesa. A visita inclui city tour e uma parada no maior Moinho típico Holandês da América Latina. O passei tem duração aproximada de 50 minutos.

Mama e Nona (meus amores!)

Chuva de Pétalas – Emocionante espetáculo diário, realizado às 16h30, no qual são utilizados 150 quilos de pétalas por apresentação, equivalente a 18 mil botões de rosas, despetalados um a um. Diz a tradição, na Expoflora, de que quem pega uma pétala no ar tem os seus desejos realizados.




Shopping das Flores
– Amplo espaço para a venda de  mais de 200 espécies e 2 mil variedades de flores e plantas ornamentais fornecidas pelos produtores de Holambra para decorar e alegrar a sua casa.
Compras – Souvenirs holandeses, só encontrados em Holambra, artesanato, moda e decoração. Opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa.



Culinária Holandesa e Brasileira – Os confeiteiros e chefs holandeses criam sempre novas receitas para atrair os visitantes pelo paladar, além dos tradicionais pratos típicos holandeses: Pannekoek (panquecas) , Eisben (joelho de suíno), Batata Holandesa, Poffertjes (doce exclusivo da Expoflora) , Speculaas, Stroopwafel  (bolachas), Violtje (doce de violeta) e Sorvete de Rosas. E, ainda – Mini Sítio, Museu Histórico de Holambra, Parque de Diversões e muito, muito mais...

É isso gente! Espero que tenham gostado de nosso passeio virtual a Holambra! Lembrando que a exposição vai até dia 23 de setembro (de 5ª a domingo).Voltamos de lá cheias de ideias.... e com vontade de encher a casa de flores!! Aproveitem as ideias da exposição e vão ao shopping das flores levar pra casa as flores e se divertir montando arranjos!!!

Um super Bjo! Mi





bagikan