24 setembro 2012

Dicas básicas de higiene bucal para jovens e adultos

Olá, pessoas queridas!

Um dos quesitos que não pode faltar em nossa rotina de cuidados pessoais é dedicar tempo, carinho e atenção com nossa higiene bucal. Além de beleza e bem estar, saúde é fundamental. Certo dia, nossa Diva Carla Maria me perguntou quais os passos e técnicas para uma correta limpeza de nossa boca (dentes, gengivas e língua). Ela recentemente terminou seu tratamento ortodôntico e em breve fará clareamento dental. Em nossa conversa Carlinha também queria tirar algumas dúvidas sobre as técnicas e qual eu havia realizado. 
Diante de tantos assuntos importantes, decidi fazer uma série de matérias sobre o tema. Farei em três partes. A primeira com Dicas básicas de higiene bucal para jovens e adultos. Em seguida dedicarei um capítulo especial sobre Técnicas de higiene bucal dos bebê e menores de até 5 anos e por fim farei uma apresentação dos produtos (creme/gel dental) que testei com ação clareadora. Espero que vocês gostem!


O primeiro passo começa pela escolha da escova de dentes. A maioria das pessoas preferem modelos com cabeça larga e cerdas de densidade média. Esse modelo apesar de muito popular, não é considerado ideal. A escova que irá oferecer maiores benefícios é a de cabo longo, cabeça pequena e cerdas macias. Infelizmente não há muitas opções desse tipo de escova. A que uso há pelo menos 10 anos é a Bitufo Class 22 Tufos com cerdas macias (eu faço troquinhas com a de mesmo modelo na versão de cerdas extra macias). Aqui onde moro não é facil encontrar essa marca e muitas vezes precisei comprar no atacado com a ajuda de amigas dentistas. 
Outra marca que uso quando fico órfã da minha Bitufo é a Oral B com 32 tufos cerdas macias. Eu acho a cabeça um pouco maior que a de 22, mas pelo menos não é enorme. E por que a cabeça da escova precisa ser pequena? Para um alcance mais eficiente em todos os dentes. 
A troca de escovas eu faço entre 30/40 dias. Para armazenar usem as capinhas plásticas com furinho de ventilação. Sempre devemos secar a escova com papel toalha descartável e guardar no armário. Se isso não for possível, é recomendado que a troca de escova seja feita em menor tempo.



O posicionamento da escova nos dentes precisa fazer um ângulo de 45º de modo que as cerdas da escova entrem em contato com a base das gengivas. Os movimentos precisam ser leves e delicados. Devemos pegar sempre pela ponta do cabo da escova. Por isso é crucial que esta tenha cabo logo. Escovas com cabo curto acabamos fazendo mais pressão durante a escovação.. Para pacientes com gengivas retraídas, após a primeira escovação é necessario fazer massagens verticais nas gengivas no sentido base gengiva - ponta dos dentes.

Note-se o posicionamento da escova com inclinação de 45º 
de modo que as cerdas entram em contato com as gengivas
Além da escova padrão também uso escova de tufo único cuja função é complementar a escovação. Ela é indicada para áreas especificas como nos últimos molares, dentes incisivos e também é recomenda para quem usa aparelho ortodônico. Eu não conheço outra marca além da Bitufo.

Bitufo Dry tufo único

Fonte: Site Bitufo

Outra etapa importantíssima é o uso do fio dental. O tipo de fio que é mais fácil para todos os tipos de dentes são os extra fino e encerado, pois facilitam as manobras de limpeza entre os dentes e nas gengivas. Como eu tenho problema de imunidade, minha gengivite é controlada, mas basta que eu fique doente para que uma crise possa ocorrer. Para vocês terem uma ideia, a maior crise que tive na vida foi durante a gravidez. A gestação exige muito do organismo e no meu caso a genvite foi um problema. Além disso, meus dentes são muito próximos uns dos outros e fio convencial ou fita dental não são indicados porque o risco de provocar lesões nas gengivas é muito grande. A manobra correta do fio é aquela que consegue fazer um "C" abaixo da gengiva.


Marcas de fio dental extra fino que geralmente compro.
Ao escolher observo se o fio é encerado.

Um equipamento que não pode faltar é o limpador de língua. Além de eliminar resíduos e microorganismos, a higiene eficiente da língua além de diminuir os agentes causadores da placa, também é uma medida profilática para evitar problemas gástricos e também alitose.
Já testei vários modelos e o que eu consido perfeito é o da marca Kolbi. Gosto dele por causa de sua ergonomia, conforto ao usar e também capacidade de promover alcance na base da lingua. Toda vez que terminamos de usar o limpador, é crucial lavá-lo em água corrente com sabonete bactericida, enxugar e armezenar no estojo e em local seco.


Etapas para serem discutidas com seu dentista: Dependendo do tipo de arcada dentária também pode ser necessário o uso de escova interdentais. Eu não posso usar esse tipo de escova. Outro ponto que é imprescindível a orientação do profissional é o uso ou não de antisséptico bucal. 
Apenas como exemplo, de acordo com meu histórico clínico, o produto indicado para mim trata-se de um medicamento e precisa ser feito em farmácia de manipulação. Seu uso é apenas para quando tenho crise de gengivite. Portanto, é sempre imporante solilcitar orientação do seu dentista. 
A maioria dos profissionais salientam que é conveniente escolhermos produtos sem álcool, que não oferecem ardência ou irritação das gengivas ou mucosas. Seu uso é indicado preferencialmente após a última escovação antes de dormir. Isto porque quando estamos acordados a salivação garante o equilíbrio de microorganismos. Durante o sono a salivação diminiu e por isa razão é a noite e melhor momento para fazer uso de enxaguantes bucais.


Para facilitar nossa conversa, fiz um vídeo para a TV Belinha:



No mais, as recomenções todas nós sabemos. A higienização deve ser feita sempre após cada refeição, fazer consultas ao dentista a cada 06 meses e uma dica que não podemos esquecer jamais: Fechar a torneira da pia durante a escovação! O meio ambiente agradece!

A Escolha do creme/gel dental também vai depender das necessidades de cada paciente. Produtos com ação dessenbilizante, para proteção das gengivas, ação clareadora etc.  Seja qual for a sua escolha, sempre converve com seu dentista. 

Espero que o post sej útil. Aguardem o próximo sobre a higiene bucal dos pequeninos!

Beijocas mil e inté mais


bagikan