25 setembro 2012

Técnicas de higiene bucal: dos bebês até menores de 5 anos

Salve, gente amiga!

Dando continuidade ao tema higiene bucal, vamos compartilhar dicas de como cuidar dos bebês e pequeninos de até 5 anos de idade. Até ser mãe, não fazia ideia de como e quando iniciar a higiene bucal. Posso dizer que sou uma pessoa privilegiada, pois recebi todas as orientações necessárias na odontoclínica municipal onde moro. Minha filha teve sua primeira consulta com cerca de 3-4 meses de idade. Antes, participei de palestras de orientações sobre amamentação e saúde bucal. Cade etapa do desenvolvimento infantil recer técnicas e cuidados específicos. Joana atualmente está com 4 anos e seis meses e as rotinas de limpezas mudaram bastante. Pela Odontoclínica do Bebê ela faz consultas a cada 2 meses (média). 


A maioria das pessoas acha que não é necessário fazer qualquer tipo de higiene bucal nos bebês. Isso é um mito. Todo bebê deve ter sua boca cuidadosamente limpa após suas mamadas. Se o bebê usa mamadeiras, estas devem ser sempre esterelizadas. A limpeza bucal é feita apenas com uma gaze enrolada no dedo polegar umidecido com água mineral ou filtrada. Deve-se fazer movimentos para limpar as gengivas e a língua do bebê. Essa limpeza é rápida e a maneira mais fácil para realizá-la é com o bebê deitado. Para facilitar a abertura da boca do bebê, devemos usar o outro dedo polegar para fazer o travamento.



Para facilitar a abertura da boca do bebê, devemos usar o outro dedo polegar para fazer o travamento. Eu ganhei de uma amiga a dedeira de silicone que foi projetada para a higiene do bebê. Achei mais legal essa deideira para fazer o travamento da boca e realizava toda a limpeza com a gaze.

Dedeira de silicone

Depois que surge o primeiro dentinho deve-se introduzir escova de dentes especial e creme dental sem flúor ou corantes. A quantidade de produto é mínina, só um leve atrito da escova com o produto já é suficiente. A gaze não vai ser deixada de lado com a introdução da escova, pois ela é muito importante para limpar as gengivas e a língua. A troca da escova também fazia a cada 30-40 dias. Desde pequenos, já possível indroduzir o uso do fio dental. Essa rotina é feita até aproximadamente 2 anos.



A partir dos 2 anos da criança, é necessário começar a estimular o prazer pela escovação. Os pequenos sente-se motivados a escovar sozinhas observando os adultos. Essa prática deve ser entendida como um processo de aprendizagem e jamais essa escovação irá substituir a realizada pelo adulto e muito menos a criança ficar sem observação de um responsável. 
É muito importante que a criança tenha sempre duas escovas. Uma que é dela (essa escova é entendida pela criança como um "brinquedo". É válido levar a criança à farmácia ou supermercado para que ela escolha a que mais goste) e a outra escova com cabo longo, cabeça pequena e cerdas extra macias para que o adulto faça a escovação. A gaze pode ainda ser usada e o fio dental extra fino incorporado na higiene diária. Minha filha gosta do uso do limpador de língua e foi algo que ela aceitou muito bem.

Com relação ao creme/gel dental com flúor decidimos juntamente com a dentista e o pediatra dela usar o produtoem ciclos de escovação (quando ela tinha 3 anos os intervalos intervalos maiores). A maioria das escovações são feitas com produto sem flúor. A quantidade sempre é pequena e não podemos deixar esses produtos ao alcance das crianças, pois o sabor é muito atraente para elas.

Produto indicado para crianças
a partir de 5 anos de idade

A estimulação da escovação se desenvolve refinamento motor,  é possível conscientizar os pequenos sobre a importância da higiene bucal e também alertamos para evitar despercídios com água. Entre os 2 e 5 anos  também é útil o uso da canequinha que facilita o enxágue da boca.

Sempre que a criança for ao dentista, devemos criar um clima de "dia de festa". Vale a pena recompensá-la com um joguinho educativo, um livro etc. Na odontoclínica minha filha, ela sempre recebe um carimbinho na mão (estilo Zé Gotinha) e uma folha impressa de algum personagem para colorir (super fácil de baixar na internet). São pequenas ações que a criança se sente recompensada e principalmente valorizada em suas conquistas.

Fiz um vídeo para a TV Belinha:

 

É isso, mamães e papais! Espero que o papo tenha sido útil. Lembrem-se sempre que os profissionais de saúdes são os indicados para orientá-los. Marquem consultas períodicas e conversem sobre o assunto. Cada etapa do desenvovimento tem suas especificidades.

Beijocas mil!



bagikan