10 setembro 2012

Receita Máscara Facial Noturna Hidratante

Olá, meninas!

Tem coisas que o tempo passa e continuam super atuais. Vocês já ouviram falar da receita de uma máscara facial noturna hidratante que é uma misturinha cujo principal ingrediente é pomada de bebê?  Ela é muito antiga e ficou famosa por ter sido popularizada pelo Dr. Ivo Pintagui. Nossa amiga Silvia em conversa por email perguntou se eu conhecia a receita, inclusive ela me mandou alguns vídeos de outras meninas que testaram e aprovaram. Eu uso essa máscara há pelo menos 20 anos! E posso assegurar que de fato funciona,  principalmente para evitar manchas e suavização de olheiras.


Como vocês sabem antigamente não havia muitos cosméticos e o grande trunfo dessa máscara é sua ação regeneradora dos tecidos, o que otimiza a cicatrização. A receita original levava apenas a pomada Hipoglos® e Creme Nivea (latinha Azul). A pomada de assaduras contém vitaminas A, D e óxido de zinco 
e o Creme Nivea contém eucerite que nada mais é do que lanolina concentrada. Esses ativos formam uma camada protetora na pele e além de evitar manchas, suaviazam olheiras. O tempo passou e na receita também foi incluída pomada a base de dexpantenol. Na minha misturinha eu também acrescento gotas de óleo de rosa mosqueta, que atua nas fibras de colágeno conferindo uma ação antisinais.

Vamos aos ingredientes:
  • Pomada de assadura de bebê que contenha na formulação Vitaminas A, D e Óxido de Zinco
 A Babymed Menina é mais leve (menos concentrada)

 Mesma concentração da Pomada Hipoglos®
  • Pomada a base de dexpantenol

 Há diversas opções/marcas. Exemplos: Cicatenol,
Pantodex, Neopantol, Bepantriz
  • Creme Nivea
  • Óleo de Rosa Mosqueta
  • Pote limpo para guardar a mistura
  • Espátula plástica
  • Fita adesiva (para registrar a data de preparo)

Modo de preparo: vocês podem escolher a pomada de bebê que mais gostem. Eu atualmente uso a Babymed porque gosto muito da textura e do cheiro (essas pomadas não possuem na formulação óleo de fígado e bacalhau e por isso acho mais agradável). Apenas é importante observar quando for comprar se a composição da pomada possui vitaminas A, D e óxido de zinco. 
Em um potinho misture em partes iguais a pomada de bebê, a pomada com dexpantenol, Creme Nivea e as gotas de óleo de rosa mosqueta. Minha receita é aproximadamente de 15 gramas e coloco em média 5 gotas do óleo. Todos os ingredientes são compatíveis e ao misturá-los temos uma pasta bem homogênea.
Devemos aplicar no rosto limpo a noite como máscara facial ou em áreas que desejamos hidratar (olheiras, pele descamada, lesões de acne). No dia seguinte é só lavar o rosto como de costume.
A máscara fica bem pesada/oleosa mas não possui ação comedogênica e hidrata bastante. A minha misturinha dura 30 dias. Vocês podem fazer quantidades menores para testar se vão gostar da textura/eficiência. Essa receita também é útil como pós depilatório (especialmente axilas e virilha) e também para umectar pequenos cortes ou picadas de insetos.

Para ilustrar melhor o preparo, fiz um vídeo para a TV Belinha:



Espero que gostem da dica, pois além de barata é fácil de fazer.

Beijocas mil!

bagikan